sexta-feira, 12 de julho de 2013

A Quem Possa Interessar


Falar de Chiquititas pra mim ou simplesmente lembrar de Chiquititas pra mim está completamente associado a um outro país, a uma outra língua, a uma outra energia e a uma outra fase.

Chiquititas pra mim é ir ao encontro do desconhecido, ser totalmente criança, não ter noção do que significa a palavra "famoso" e se decepcionar com a chegada a um certo prédio em San Isidro.
É ter o maior frio na barriga ao entrar em um colégio ao lado da minha irmã e de mais sete meninas, se sentindo desprotegida e praticamente um ET sendo olhada por outras crianças que não falam sua língua.
É se sentir "cover" de algo maravilhoso que já existia e nós éramos as "intrusas" da forma mais poética falando.
É olhar para aquelas meninas e meninos e sentir algo impossível de explicar e assistir da platéia o show mais impecável, tocante e marcante da minha vida.
É sentir a essência do que realmente é Chiquititas vinda de sua própria criadora... Cris Morena (autora da história e das músicas)... Uma mulher que só é amor... Um anjo enviado por Deus para trazer mensagens de valores aos seres humanos... E isso com 12 anos de idade eu já sentia.
Lembrar de Chiquititas pra mim não é lembrar da palavra "fama".
É lembrar de receber músicas cantadas em castelhano com letras escritas em português para serem decoradas.
É dividir com minha irmã e com mais essas sete meninas a saudade dos que ficaram aqui.
É acolher cada nova criança e sua mãe que chegavam, mesmo não estando mais tão desprotegidas como nós quando chegamos.
É ter a mais doce lembrança do primeiro amor vivido intensa, recíproca e mutuamente longe de qualquer holofote, em um mundo só nosso.
É ver com lágrimas nos olhos minha tia grávida no aeroporto depois de meses sem vê-la e não conseguir chegar até ela para dar um beijo devido número de pessoas que estavam ao nosso redor.
É andar de trem, é andar pelas ruas sem medo nenhum, é conhecer a Xuxa, é vestir calças pra ir a escola e ir pra diretoria por isso, é sentir frio, é tomar submarino, é dar risada na hora do hino, é passar a amar o dia 7 de setembro, é sentir saudade de tomar guaraná, é chorar por não conseguir dançar ballet tão bem por não dar tempo de fazer aula, é cada dia aprender uma palavra nova, é sentir medo de voltar e de como será recebida.
Não sei como será a partir do dia 15 de julho de 2013, mas podem ter certeza que não será nada disso que eu descrevi.
Uma novela com o mesmo nome título e mesmo nome de personagens... Mas eles já sabem o que os espera e é isso que torna tudo absolutamente diferente.
Lembrar de Chiquititas pra mim é lembrar disso:
http://www.vagalume.com.br/chiquititas/penitas.html

(Francis Helena)

5 comentários:

  1. E..conhecer esse texto, lido por voce mesma, FRancis, num encontro por acaso, no meio do nada no MAranhao...para mim, trouxe recordacoes...recordacoes de um tempo de remexe, de balinhas, de colecao de revistinhas, idas em sampa so pra ver de forma minuscula criancas como eu...e choros por que nunca consegui uma fotinha se quer...e derepente, aos 28 anos me deparo com lagrimas nos olhos em falar para minha filha que conheci uma chiquititas.sim, demorou...mas aquele o momento lindo ali, onde o tempo parou pra mim, onde as maos gelaram..nao por eu estar com a FRancis, simpatica garota de minha idade,mas por saber que um dia era voce, que dava vida a CRis.
    Obrigada por me permitir recordar.
    Estarei por aqui lendo sempre tuas palavras.
    Ass:a preta de neve.julia beatriz.hihi.

    ResponderExcluir
  2. Perfeitooo..lembro de juntar dinheiro em um cofrinho das chiquititas pra comprar chicletes e completar um álbum de figurinhas. Lembro-me de cada uma delas. Amo chiquititas para sempre!

    ResponderExcluir
  3. Lembro dessa época... Me trancava em casa e só saia quando a novela terminava... Risos e choros em frente a tv...
    E assim q a novela terminava, colocava o som na calçada, juntaca minhas amigas e comansava as coreografias de chiquititas,rs! Inesquecivel...
    Obrigado por fazer parte da minha infancia, cresci acompanhando seu crescimento.
    Parabens pelo talendo!
    Linda linda!!!

    ResponderExcluir