quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Ano Novo

 Ano passado eu precisava escrever um texto para uma oficina de atores-autores com tema “o corpo” e nada me vinha a mente. Então fui genuína com o que estava sentindo há um tempo e escrevi. Aqui vai um trechinho: 

“Arg! Cansaço! Essa tem sido uma fala constante na minha vida: -nossa, como que to cansada. Isso até não seria uma questão, não seria um problema, mas eu percebi que eu tenho falado isso assim que eu acordo. O bruxismo diagnosticado talvez seja um indicativo do que eu devo fazer com meu corpo durante a noite, a tensão que eu devo colocar. Durante o dia, às vezes, eu também percebo que eu estou com o ombros tencionados, que eu estou armada. Mas até eu perceber, imagina quanto tempo eu fiquei com eles tensionados até de fato eu ter consciência e falar pra mim mesma: -relaxa um pouco! Chegar no trabalho gera um outro estresse, porque a expectativa que eu coloquei em mim mesma pra apresentar aquilo que eu me programei em casa, gera uma nova tensão. Afinal estamos na era do pitching de elevador. Você só tem 7 segundos para se apresentar, dizer que você é, dizer a que veio e impressionar. Tá, mas pra que impressionar? Se você não fizer isso, ninguém te vê; E quem não é visto não é lembrado! Networking, networking, networking! Eu odeio essa palavra. E não pega a porra do celular pra tentar relaxar, porque tudo o que é exemplo de produtividade “distensionada” brota na sua tela. Acho que eu convivo com essa tensão, essa dor física desde sempre. O que meu corpo quer? Talvez o meu corpo só queira relaxar. Mas eu me esqueço que a minha mente também faz parte do meu corpo.”

Não era cansaço, era esforço! Esforço pela tentativa diária de permanecer sendo aquilo. Eu não precisava descansar, eu precisava mudar. A mudança já estava dando as caras, mas até então não tinha sido percebida. A mudança depois de constatada vem como a despedida de uma dor. É como se uma ferida estivesse sendo curada. A cicatrização gera desconforto sim, mas a dor está indo embora. O ano novo de fora coincidiu com o ano novo de dentro. (Francis Helena Cozta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário